4.21.2010

Análise do anúncio HD



No anúncio em análise, podemos ver que o fundo é composto por um animal, um lince, para poder realçar os raciocínios implícitos. O público-alvo são as pessoas com uma casa e que gostam de ver boa televisão, entre os 18 e 45 anos com algum poder de compra (classe média).

Este produto apresenta-nos um raciocínio explícito “Podia viver sem a alta definição da Zon mas não era a mesma coisa”, onde nos dizem que a vida é algo mais quando se tem a alta definição da Zon e “quem tem Zon esta ON”.

É um anúncio claramente falacioso porque começam por apresentar o produto com o slogan e só depois no fim são apresentadas as condições da aquisição do produto As estratégias de manipulação presentes são o enquadramento mentiroso, porque mente-se acerca da qualidade do produto (na apresentação a imagem de fundo esta completamente desfocada, a representar a qualidade normal de televisão e as letras “HD” são apresentadas com uma qualidade óptima), distorce-se os factos tornando os falsos por verdadeiros. Reenquadramento abusivo, uma vez que se orienta a imagem de modo a induzir a uma ilusão (o contraste do fundo e as letras “HD”). A esteticizaçao da mensagem, visto recorrer à fotografia da vida selvagem como forma de sedução. A repetição da mensagem ( “Zon” e ”HD” ). Este anúncio serve para atrair novos cientes e que gostam de imagens mais realísticas e “vivas”, apesar de poder vir a ser uma jogada de interesses para atrair e manipular clientes.

Implicitamente este raciocínio é uma forma de insulto, que diz: quem não tem a alta definição da Zon anda a “ver o mundo desfocado”. Concluindo vemos que os valores e estereótipos transmitidos são o de que quem tem alta definição vê melhor.

Rafael Parcelas
nº23
11º A St. Maria

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