4.21.2010

Análise do anúncio publicitário da Worten – EA



O público-alvo deste anúncio são as crianças e os jovens. Este anúncio apresenta vários jogos em forma de árvore de Natal, pois destina-se à época; neste sobressai a cor vermelha para chamar a atenção ao folhear a revista a as letras em branco levam o público-alvo a fixarem-se nelas. Os jogos apresentados no anúncio são os mais populares, como por exemplo os jogos de Futebol (Fifa 10), jogos de carros (need for speed ),jogos para meninas (Pet shop-novos amigos) e os Karaokes (The Beatles-Rockband).

Os raciocínios explícitos neste anúncio são:

“Lembrei-me de ti!” “Sei que não lhes resistes!” Estes raciocínios levam o público – alvo, ou seja, os jovens e crianças a convencerem os pais ou mesmo eles a comprarem jogos, pois a frase “Sei que não lhes resistes” é uma tentação, uma provocação na cabeça dos jovens. O raciocínio implícito é: “Eu sei que não lhes resistes! Vem já a uma loja perto de ti e concretiza o teu desejo”. Como outro qualquer anúncio, apresenta também condições de compra: “ Compra 2 ou mais jogos EA num valor total ou superior a 59€ e ganhas de imediato um fantástico momento á tua escolha” mas com uma condição: “Esta campanha não inclui jogos de valor inferior a 10€. De 21-11-09 a 31 -12-09, sujeito a disponibilidade promocional e limitado ao stock existente.”

Este anúncio apresenta duas falácias informais, a falácia da generalização abusiva, ou seja, argumento que consiste em tomar a parte pelo todo: “Lembrei-me de ti!” e a falácia do falso dilema, ou seja, o argumento ignora explicações alternativas: “Sei que não lhes resistes!”. No anúncio encontra-se também uma estratégia de manipulação, a Amálgama, ou seja, uma mistura da mensagem com elementos exteriores, sugerindo-se um nexo entre ambos.

Joana Marcelino 11ºA N.7

Escola Dom Fernando II Sintra

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