4.22.2010

Análise a um anúncio da Swatch



O anúncio em questão dirige-se a todas as pessoas que queriam ajudar e participar nesta nova iniciativa de ajuda humanitária da marca de relógios Swatch. Desta vez a Swatch aposta na venda de um relógio que tem como objectivo angariar fundos para a construção de uma casa que possa dar abrigo a crianças refugiadas. Desta maneira qualquer pessoa, adulto ou criança, irá saber que ao comprar este relógio irá estar a contribuir para uma importante causa humanitária o que facilitará a venda do produto.

O anúncio recorre a cores simples e “infantis” pois o produto tem como objectivo a ajuda de crianças, as cores são também apelativas e simbolizam a diversidade étnica e cultural de países onde existem crianças refugiadas a necessitar de ajuda. Em primeiro plano está o relógio, que apela a sua compra por parte de pessoas sensibilizadas com a causa, em segundo plano aparece o planeta Terra e três figuras de crianças que simbolizam a diferença étnica, que nos mostra que esta causa abrange todas as crianças de qualquer região do Mundo.

Como raciocínio explícito temos o slogan “ UMA CASA PARA O MUNDO” e “Vamos construir uma casa para crianças refugiadas”, ou seja ao comprarmos o relógio iremos estar a ajudar crianças refugiadas de todo o Mundo.

O raciocínio implícito é nós sabermos que ao estarmos a comprar o relógio estarmos a ser solidários e caridosos. Mas tem também algo menos positivo, não diz o preço do relógio que deverá ser cerca de 50 euros, assim ficamos a saber que dos 50 euros que gastamos no relógio apenas 6 euros irão contribuir para a causa.

Tem como estratégias de manipulação o enquadramento coercivo pois não sabemos o verdadeiro preço do relógio e apenas uma pequena parte irá contribuir para a construção da casa; e a amálgama pois o relógio aparece associado a crianças, pois a causa gira à volta destas.

Os valores representados no anúncio são essencialmente a solidariedade e a caridade, e os estereótipos representados são as figuras e as cores das crianças, do relógio e do planeta levando nos assim a ideia de se tratar duma iniciativa com o objectivo de ajudar crianças de qualquer etnia.

Tomás Castro
Nº29 11ºA St. Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário