4.21.2010

Análise de um anúncio publicitário




Como se pode ver, este anúncio é uma publicidade de um carro (volvo V50), que como é óbvio pretende vender o seu produto.

Numa primeira abordagem, a imagem transmite-nos sonho, viagem, aventura. Começando logo a elogiar o carro, mostrando vantajosamente os momentos que ele pode proporcionar, tanto de conforto e segurança como as viagens e os instantes de aventura e diversão para toda a família. Este é estético, cómodo, e de fácil deslocação (pelo menos é o que dá a entender). Este anúncio faz um convite ao passeio, a viver momentos inesquecíveis, mas para isso, tem que se tê-lo!

Em plano central está o carro que sugere a viagens fantásticas, como se pode ver pelas fotografias no fundo do anúncio, momentos a recordar.

Os tons predominantes são, para além do cinzento brilhante do carro (aspecto estético), os azuis e os brancos mostrando sonho, comodidade e aventura neste caso.

Esta publicidade tenta atingir um público-alvo que esteja interessado em comprar carro e fazer longas viagens com espaço para muitas pessoas (o carro é grande), ou seja dirige-se para quem quer constituir família e para quem já a constituiu e precisa agora de espaço para levar a família onde quiser, mais especificamente é um público jovem/adulto.

Como estratégias de manipulação/falácias informais usa a manipulação de afectos pela esteticização da mensagem, ou seja recurso à arte fotográfica para tentar seduzir e captar interesse e curiosidade, e manipulação cognitiva pela amálgama, ou seja mistura-se a mensagem (vender o carro) com elementos exteriores (paisagens e pessoas se divertindo) sugerindo um nexo entre eles.

Os raciocínios explícitos que se podem observar são: “NÃO DEIXE QUE OS SEUS FILHOS CONHEÇAM O MUNDO PELA TELEVISÃO.”, “Volvo v50 desde 315 €/MÊS”. Enquanto de os raciocínios implícitos são: “ se quer ter espaço, comodidade de mobilidade e fazer viagens de sonho confortavelmente, terá de adquirir o nosso produto, para que a sua família possa conhecer o mundo de perto”.

Os valores e estereótipos aqui veiculados são o lazer, o conforto, a comodidade de mobilidade, dando claramente para observar isso pelas imagens calmas, divertidas, bonitas e que chamam a atenção pela aventura. Com isto, o anúncio pretende convencer o publico a comprar o carro para poder “viver mais com a sua família”, fazendo viagens inesquecíveis, mas só se adquirir o carro.

Sofia Mendes, nº 26
11º P

2 comentários:

  1. e qual seria a variedade linguística desse anuncio?

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  2. Recebeste classificação neste trabalho?Se sim, poderias dizer quanto pf? Obrigado! ;)

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