1.15.2010

Análise do discurso Meo, da PT.


No anúncio em análise, o fundo é escuro, cinzento, para realçar os outros elementos presentes neste.

O público-alvo deste anúncio é o grupo dos adultos de classe média ou alta.

Este anúncio usou como figurantes dois comediantes famosos, o que faz com que chame mais a atenção das pessoas. Estes estão vestidos de uma maneira futurista, o que simboliza modernidade e inovação.

Devido à época em que o anúncio foi publicado, o Natal, os motivos do anúncio foram uma árvore de natal e presentes, neste caso cortados ao meio para indicarem o desconto da empresa. O relógio de cuco, é um elemento de uma casa, que faz com que o anúncio não pareça tão vazio e impessoal.

O raciocínio explícito indica que a empresa MEO irá reduzir a mensalidade para metade. Mas como todos os anúncios, este têm uma condição para ter esta promoção como o anúncio afirma: “O desconto de 50% na mensalidade MEO corresponde ao valor máximo da oferta e depende dos serviços incluídos no pacote subscrito”, o que indica que nem todos os clientes têm direito à promoção. O anúncio também diz que o desconto de 50% é só durante três meses, ou seja, quando estes passarem, a pessoa irá ficar a pagar a totalidade da mensalidade. O desconto só serve para atrair novos clientes.

As estratégias de manipulação usadas neste anúncio são: a Esteticização da mensagem, ou seja, o recurso à arte (figuras públicas) de forma a seduzir os eventuais clientes. Outra estratégia usada é a do Enquadramento mentiroso, pois «mente-se» acerca dos factos; neste caso, não diz tudo em relação ao desconto. Aliás, a informação surge, não por acaso, em letra pequena, quase ilegível. Por fim, pode-se observar a amálgama, pois a mensagem é misturada com elementos exteriores ao produto como a árvore de Natal, os presentes e o relógio de cuco.

Os valores veiculados são a poupança e a inovação.

Trabalho realizado por:
Ana Marcelino nº3 11ºA
Joana Marcelino nº7 11ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário